Resumo 3ª reunião CMA

09-03-2022

A AMCUA voltou a reunir com a CMA no dia 9 de março. Esta acção é resultado da proximidade e forte relação que temos mantido com a gestão da nossa cidade desde o surgimento da nossa associação. O objectivo principal foi rever e propor pontos importantes para a Urbanização da Atalaia.

Acessibilidade

No âmbito da acessibilidade, fomos informados que a rampa de acesso à papelaria e churrasqueira terá a sua construção iniciada no início do verão, tendo já sido concluídos os estudos e tomadas as medidas para que a sua construção seja uma realidade. Ainda neste tema, reviu-se os tópicos abordados na última reunião, tendo sido apresentado um levantamento de localizações, feito pela AMCUA, que requerem intervenção para melhoria de acessibilidades em passeios e travessias de peões. Foram incluídos casos concretos que se apresentam como bloqueios aos que têm mobilidade reduzida ou condicionada para análise e possível intervenção.

Aproveitando o levantamento efectuado, apresentámos também as localizações dos principais abatimentos em passeios e pavimentos betuminosos, assim como dois locais que se têm apresentado como frequentes no estacionamento selvagem na Madame Curie, tendo sido solicitado a colocação de pilaretes por forma a terminar com essa situação.

Limpeza

Já no âmbito da limpeza, foi revista a substituição dos ecopontos, tendo sido informado que já tem a sua empreitada adjudicada para todo o concelho, pelo que será uma questão de tempo até acontecer na nossa urbanização. Até lá, a CMA irá rapidamente reforçar com papelões junto ao jardim - por causa do comércio - e sensivelmente a meio da Madame Curie. Esta será uma medida provisória até os novos serem instalados.

Sendo a limpeza uma responsabilidade da JFAL, houve temas que apesar de tocados, ficaram para discussão com os responsáveis da mesma. No entanto foi-nos dito que o terreno junto à creche da Atalaia, que irá albergar uma IPSS ainda sem data prevista, será limpo novamente.

Em relação às árvores junto aos prédios, uma vez mais fomos informados que a responsabilidade da sua manutenção/poda se mantém na JFAL, no entanto a CMA reforçou a ideia de colocar novas árvores menos resinosas, mas só quando for feito o parque urbano nos terrenos do moinho e Ski Skate para evitar o abate das actuais.

O futuro parque urbano, que nascerá então sobre o terreno do moinho e Ski-Skate, tem o processo de passagem do terreno do tesouro para a CMA está em curso, sendo que a parte do Ski-Skate irá albergar a Amadora BD e estará ligado ao futuro parque urbano. Está também em estudo a ligação entre a urbanização da Atalaia e a passagem aérea para o Continente pela frente do Ski-Skate, estudo esse necessário devido a ali se apresentarem taludes instáveis.

Segurança

No tema da segurança, pedimos o ponto de situação sobre a instalação do CCTV sendo que a revisão do projecto já anunciada na última reunião configurou um atraso, mas que o plano mantém prevista a instalação de uma câmara na Madame Curie.

Na segurança rodoviária a AMCUA solicitou que a instalação de bandas sonoras em dois pontos junto à escola, requalificação do entroncamento junto ao Damaiense e reparação dos abatimentos e falhas no alcatrão junto à escola. Especificamente sobre o entroncamento junto ao Damaiense solicitámos a revisão das demarcações de faixas que conferem confusão aos condutores e criam potencial para acidentes.

Iluminação

Sobre iluminação, solicitámos a colocação de iluminação no túnel de acesso ao Lidl, já que é um dos acessos à nossa urbanização e que, actualmente sem iluminação, trata-se de uma zona muito escura e perigosa para peões. Já a substituição das luminárias por LED acontecerá em breve, sendo que a CMA solicitou uma revisão dos modelos colocados e por isso tem havido algum atraso por parte dos empreiteiros na execução.

Outros temas gerais

Transversalmente aos vários temas, a CMA irá reforçar junto da Polícia Municipal para haver reforço na fiscalização, como por exemplo, de obras clandestinas, estacionamentos abusivos e viaturas abandonadas, bem como na já iniciada responsabilização de pessoas e empresas pela má gestão de lixos (cartão).

Por fim, sobre as obras a decorrer no parque infantil, a CMA estima que as mesmas terminem dentro de duas semanas.